Actividades

Dia 7 de Junho de 2019, Sexta-feira, 10h00

Visita às instalações do COLÉGIO EFANOR, na avenida Manuel Pinto de Azevedo, 600, Senhora da Hora, propriedade da Sonae e da Fundação Manuel Pinto de Azevedo.

Colégio privado, em funcionamento desde o ano lectivo 2008/2009, recentemente renovado e com novas instalações destinadas ao 2.º e 3.º. ciclo, ficando agora com capacidade para todos os níveis de acção formativa, desde a Creche ao Ensino Secundário. Além das salas de aula, tem laboratórios, sala de música, auditório e instalações desportivas.

Dia 22 de Junho de 2019, Sexta-feira, às 15h00

Visita à exposição retrospectiva de 135 obras do artista holandês Maurits Cornelis Escher (1898-1972) no Centro de Congressos da Alfândega do Porto. A exposição apresenta o percurso criativo do génio visionário que encantou a mente dos cientistas e a fantasia dos artistas gráficos, exercendo uma enorme influência no mundo da arte.

Dia 6 e 7 de Julho de 2019, Sábado e Domingo, às 07h30/07h40

Propomos uma visita à região de Mafra, tendo como mote o VIII Ciclo de Concertos 2019 – concerto a 6 órgãos – na Basílica do Palácio Nacional de Mafra. Iniciaremos o plano de visitas em Sobral de Monte Agraço onde se visitará o Centro de Interpretação das Linhas de Torres e se fará uma breve visita ao seu centro histórico. O conjunto de fortificações das Linhas de Torres foi classificado como Monumento Nacional no corrente ano.

Após o almoço teremos uma visita guiada ao Palácio Nacional de Mafra, construção iniciada em 1717 por ordem de D. João V. Esta magnífica obra em estilo barroco joanino é da autoria do arquitecto prussiano João Frederico Ludovice, sendo a engenharia da responsabilidade de Manuel da Maia. O edifício ocupa cerca de 4ha, destacando-se a Basílica e a sumptuosa biblioteca, das mais belas do mundo.

Ao final da tarde instalação no hotel e jantar.

2º dia (7/7) – Com o intuito de conhecer uma aldeia saloia desta região, faremos uma breve incursão numa aldeia totalmente reconstruída – Aldeia da Mata Pequena que beneficiou do seu isolamento que evitou intervenções descaracterizadoras da sua autenticidade.

Seguidamente faremos uma visita à Tapada Nacional de Mafra num percurso de uma hora em comboio turístico. É uma zona verde contígua ao palácio, criada por D. João V em 1747 para lazer e prática de caça da família real e nobreza.

Após almoço, visitar-se-á a Basílica do Convento onde se irá assistir ao Concerto de 6 Órgãos. É um conjunto integrado, único conhecido, de admirável sonoridade, instalado em 1806/1807 na regência de D. João VI. É construído em pau santo com ferragens de bronze.

Dia 26 de Julho de 2019, Sexta-feira, às 15h00

Palestra sob o tema “O  Convento de S. Bento de Avé Maria, pela Drª. Isabel Andrade Silva, no palacete dos Viscondes de Balsemão.

O mosteiro, localizado na esquina da Praça Almeida Garrett com a rua do Loureiro, era feminino e pertencia à Ordem de S. Bento. Foi fundado por iniciativa do rei D. Manuel I em 1518 e destruido para a construção da Estação de Caminho de Ferro de S. Bento.