Actividades

Dia 7 de Novembro de 2020, Sábado, 10h00

Visita à exposição «Impressive Monet & Brillian Klimt» na Alfândega do Porto

Para melhor conhecermos a arte de Monet e Klimt, propomos uma visita a esta exposição imerssiva que nos conduzirá através das luminosas paisagens pintadas por Monet, bem como das sumptuosas figurações de Klimt.      Claude Monet (1840-1926) é o iniciador do impressionismo. O termo tem origem na crítica depreClaude Monet (1840-1926) La maison de l'artiste à Giverny signed and dated 'Claude Monet 1912' (lower … | Claude monet art, Monet paintings impressionism, Monet artciativa feita a um quadro seu, pintado em 1872, «Impressão, Nascer do Sol», exibido em 1874 numa exposição promovida por Monet e outros pintores da mesma tendência artística, em alternativa ao Salon de Paris. O termo usado pelo crítico de arte foi apropriado por Monet e os seus companheiros (Manet, Renoir, Sysley, Bazille e outros) para designar a sua corrente artística. A principal característica do impressionismo é a captura da luz ao longo do dia ou no decorrer das estações, pintando sobretudo a natureza e cenas de lazer ao ar livre. Arteeblog: A fase dourada de Gustav Klimt

Gustav Klimt (1862-1918), pintor austríaco, natural de Viena, integra-se na estética simbolista e de arte nova (ou modernismo). Muitos dos seus trabalhos, que vão desde a pintura, vitral, até decoração mural de interiores de grandes edifícios institucionais de Viena, nem sempre foram bem aceites pela elite cultural da cidade, tendo algumas sido mesmo rejeitadas.O BEIJO DE KLIMT | Literatura é Bom pra Vista Klimt foi uma das principais figuras do movimento da Secessão de Viena que rompeu com a tradição académica nas artes. Este movimento manifestou-se no final do século XIX e agregou artistas, arquitectos e designers, refletindo novos conceitos desenvolvidos pela filosofia e literatura e abrindo-se a diferentes influências. O clima intelectual e cultural dominante nesse final de século, pondo em causa os impérios e saudando o nascimento do estado-nação, absorvendo as conquistas da ciência e o progresso industrial, possibilitou as grandes mudanças que se traduziram, nas artes, no florescimento do modernismo que se manteve até ao ecludir de I guerra mundial. O uso do dourado e figuras geométricas depuradas refletem a influência da arte bizantina e dos mosaicos de Veneza e Ravena. Muitas obras de Klimt encontram-se na Galeria da Sessão de Viena, edifício desenhado por Joseph Olbrich, um destacado membro do movimento.

 

Dia 20 de Novembro de 2020, Sexta-feira, às 15h00

Palestra proferida pela nossa Associada Drª. Maria Manuela Baptista, tendo como tema «O culto de Nossa Senhora do Parto em Paranhos»

Pela primeira vez na nossa Associação será usada a plataforma Zoom para a transmissão de uma palestra à distância. Os problemas sanitários causados pela epidemia que aconselham a não haver proximidade entre as pessoas que assistem levou-nos a aderir a esta forma de comunicação audiovisual. Aos nossos Associados ou a outras pessoas que manifestem a vontade de assistir serão oportunamente indicados os códigos que possibilitam o estabelecimento da ligação.

 

Dia 10 de Outubro de 2020, Sábado, às 14h45

Visita pedonal, guiada pelo arquitecto paisagista Sidónio Pardal, no Parque Oriental da cidade, em Campanhã

À semelhança do Parque da cidade, na zona ocidental do Porto, o Parque Oriental foi projectado pelo arquitecto paisagista Sidónio Pardal, tendo o projecto sido executado em duas fases. A primeira fase de construção englobou uma área de aproximadamente 10 hectares, localizada no extremo norte do vale do rio Tinto e já foi inaugurada em 2010. A segunda fase foi inaugurada em 2019 e desenvolve-se como um parque linear, desde o Freixo até ao Pego Negro, com excelente componente estética e paisagística onde se pode usufruir de um rio Tinto despoluído e saudável, contribuindo assim para a sustentabilidade do espaço e a promoção da sua biodiversidade – de acordo com o autor, o projecto consistiu em transformar um espaço compartimentado e acidentado de campos num contínuo natural, relvado, arborizado e com uma rede de caminhos, onde se pode circular descontraidamente…