Actividades

Dia 15 de Abril, sábado, 08h30

VILA DO CONDE: Igreja Matriz (visita livre); Visitas guiadas a Museu das Rendas, Alfândega Régia e Nau Quinhentista e Casa José Régio; Centro da Memória (visita livre a Museu e exposições)

Venha sentir o pulsar de uma cidade tranquila, sem pressas. Encantar-se com as rendas de bilros e a doçaria conventual. Conhecer os museus, ler José Régio. Vere ouvir as gentes que aprenderam a viver entre a terra e o mar. Venha admirar a monumentalidade do aqueduto maior do mundo, percorrer ruas estreitas e calçadas de pedra.

Aceite o n/ convite e venha connosco!

Dia 29 de Abril, sábado, 11h00

Visita guiada à Reitoria da Universidade do Porto: Edifício Histórico e Exposições na Casa Comum.

A Universidade do Porto (U. Porto) está em funções desde 22 de março de 1911. É a mais prestigiada universidade do país e a segunda em número de alunos. Foi inaugurada em 16 de julho de 1911 e, nesse mesmo dia, eleito o primeiro Reitor, o matemático Gomes Teixeira.

 

Dia 13 de Maio, sábado, 15h30

Apresentamos a nona sessão de “Questões Contemporâneas dos Patrimónios”. A sessão, subordinada ao tema “A Rua do Bonfim – Patrimónios e Memórias de uma rua ‘industrial’”, será proferida pela Prof.ª Doutora Maria José Moutinho e terá lugar na Fundação Eng. António de Almeida (Porto), no próximo dia 13 de maio (sábado), pelas 15h30.

Dia 20 de Maio, sábado, 9h15

Braga – Visita guiada ao Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa (Coleção-  Buther – Brocklaus); Almoço no Restaurante Bem me Quer; Visita guiada ao Museu Pio XII, Galeria Medina  e  Torre Medieval.

Museu de arqueologia D. Diogo de Sousa

O Museu D. Diogo de Sousafoi aberto ao público em Junho de 2007 num edifício construído de raiz. Assuas coleções são constituídas pelo espólio da investigação arqueológica realizada na região Norte, em especial na cidade de Braga.

O nome do museu é uma homenagem a D. Diogo de Sousa, arcebispo de Braga entre 1505 e 1532, por ser um dos primeiros a tentar preservar o património da antiga Bracara Augusta. Criou um primeiro “museu” a céu aberto com a colocação de vários miliários no Campo de Sant’Ana, atual avenida Central.

Museu Pio XII

O Museu tem duas grandes áreas: Arqueologia e Arte Sacra. A  Arqueologia  tem  uma  grande  coleção de metais, uma pequena estátua de um gladiador, cerâmica Numismática, materiais de construção, aras votivas, marcos miliários, sarcófagos, pias batismais, cruzes, etc.

A Arte Sacra tem uma belíssima coleção de escultura e pintura, têxteis (sobretudo litúrgicos: casulas, véus de ombros, pluviais, dalmáticas, cortinas de sacrário, véus de cálice), uma importante coleção de cerâmica e uma rica coleção de ourivesaria .

Torre Medieval

A Torre de Santiago é um dos núcleos expositivos do Museu Pio XII. A torre de Santiago é um dos resquícios da cidadela medieval mandada reformar pelo Rei D. Fernando a partir de 1369. Deve o seu nome ao facto de se localizar a escassos metros da Paroquial de Santiago da Cividade, erigida no século XIII.

Dia 27 de maio, sábado

Comemoração do 75º. Aniversário da ACAP. Almoço no Restaurante da Associação Empresarial do Porto, Av. da Boavista, 2671 Porto

Dia 28 de maio, domingo, 11h00

Missa de sufrágio pelos associados falecidos na igreja dos Congregados, no Porto.