Conferências

Conferências dos Amigos do Porto 

Época 2023 – 2024

Ciclo de Conferências “Zoom Património”, 2023/2024

Organização: Associação Cultural Amigos do Porto 

Local/apoio: Fundação Eng. António de Almeida

Maio 2024

11 de maio de 2024

A Associação Cultural Amigos do Porto convida para a 9.ª sessão de “Zoom Património”, um ciclo de conferências programado pela Arq.ª Margarida Coelho e pela Dr.ª Rosário Barbosa.

A conferência, subordinada ao tema “Quintas do Douro: História, Património e Desenvolvimento Regional”, será proferida pelo Prof. Doutor Gaspar Martins Pereira e terá lugar na Casa-Jardim da Fundação Eng. António de Almeida, no próximo dia 11 de maio (sábado), pelas 15h30.

A participação é gratuita.

QUINTAS DO DOURO: HISTÓRIA, PATRIMÓNIO E DESENVOLVIMENTO REGIONAL

Nesta breve reflexão sobre as quintas do Douro, na tripla perspetiva da história, do património e do desenvolvimento regional, pretende-se destacar a importância dessas unidades de povoamento, exploração agrícola e poder territorial e social na longa história da região do Douro, de que decorre, em grande parte, um riquíssimo legado patrimonial, material e imaterial, que as torna componentes centrais do território classificado como Património da Humanidade.

Como nasceram e como evoluíram as quintas do Douro, de modo a tornarem-se unidades estratégicas de povoamento, exploração e organização do território? Que patrimónios guardam? E que papel podem desempenhar como agentes de desenvolvimento regional?

Gaspar Martins Pereira

Professor catedrático aposentado do Departamento de História e de Estudos Políticos e Internacionais da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Participou na fundação e direção de centros de investigação, de que se destacam o GEHVID – Grupo de Estudos de História da Viticultura Duriense e do Vinho do Porto (1994) e o CITCEM – Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço & Memória (2007). Tem desenvolvido diversos projetos sobre história contemporânea portuguesa, em especial sobre a história da cidade do Porto, a história da família, a história empresarial e a história do vinho do Porto e da região do Douro, tendo publicado numerosos livros e artigos sobre essas temáticas. Colaborou na preparação da candidatura do Douro Vinhateiro a Património Mundial e na instalação do Museu do Douro.

Abril 2024